domingo, 14 de fevereiro de 2010

Discussão paginas 79-80

Tanto a atividade dissolvente do conteúdo do SCR quanto a atividade antimicrobiana do NaOCl dependem e são proporcionais ao nível de contato desta substância com os tecidos orgânicos e microrganismos (Wu & Wesselink, 1995). O contato intenso proporcionado pela técnica hidrodinâmica é responsável pela limpeza e descontaminação do SCR.

O papel que o EDTA exerce na técnica hidrodinâmica é diferente do papel que esta substância exerce nas técnicas instrumentais. Nas técnicas com instrumentação intracanal, o principal papel do EDTA é o de facilitação da instrumentação em canais atrésicos e de remoção da lama dentinária formada durante a sua instrumentação (Ostby, 1962; Patterson, 1963; Weinreb & Meier, 1965; Stewart, Kapsimalas & Rappaport, 1969; Wayman et al., 1979; De Deus, 1992; Liolios et al., 1997). Na técnica hidrodinâmica, não havendo formação de lama dentinári, o que se pretende com o uso de EDTA, sob agitação no processo de aspiração/irrigação, é que esta substância atue desmineralizando as paredes dos túbulos dentinários, ou seja, a dentina peritubular, bem como facilitando o deslocamento de calcificações que possam estar presentes no interior do SCR.

A descalcificação peritubular poderia favorecer a penetração posterior do NaOCl para o interior dos túbulos dentinários, onde esta substância poderia exercer suas atividades. Calt & Serper (2002) relataram que a irrigação dos canais radiculares com solução de EDTA 17% provoca aumento no calibre dos túbulos dentinários pela remoção de dentina peritubular e intertubular.

O deslocamento de calcificações presentes no interior do SCR poderia permitir que o NaOCl atingisse porções protegidas por estas calcificações.

Os resultados obtidos neste estudo permitem vislumbrar uma futura aplicação clínica para técnicas baseasdas em princípios hidrodinâmicos, pois, pôde-se obter níveis de limpeza similares aos alcançados por técnicas instrumentais de tratamento endodôntico - técnica de Oregon adaptada e técnica do movimento oscilatório. No caso de dentes molares trirradiculares, o nível de limpeza foi maior quando se utilizou a técnica hidrodinâmica que quando tratados pela técnica de movimento oscilatório (p < 0,05). Este achado, contudo, deve ser avaliado com cautela, uma vez que estudos clínicos precisam ainda ser realizados.

A limpeza completa dos canais radiculares com polpa vital de dentes de cães foi alcançada tanto pela técnica hidrodinâmica quanto pela técnica rotatória utilizando o sistema Quantec 2000. O alto nível de limpeza alcançado pode ser devido às características peculiares destes canais que se apresentam retos e regulares, à exceção do delta apical.

Lussi, Nussbächer & Grosrey (1993) econtraram diferença estatisticamente significativa na limpeza alcançada pela técnica hidrodinâmica e por uma técnica instrumental - escalonada. A técnica hidrodinâmica possibilitou uma melhor limpeza dos canais radiculares, especialmente em canais curvos. Uma comparação direta entre os resultados de Lussi, Nussbächer & Grosrey (1993) e os resultados do presente trabalho deve ser feita com cuidado, porque apesar de os princípios hidrodinâmicos aplicados serem similares, há diferenças importantes entre as nossas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário