domingo, 14 de junho de 2009

discussão... pag. 84-85

Quanto à obturação do SCR, a técnica de obturação à vácuo desenvolvida neste estudo possibilitou a obturação do SCR quando avaliada pelo nível de infiltração do corante azul de metileno.

A obturação dos canais radiculares, após sua limpeza, é importante para o sucesso da terapia endodôntica. A obturação deve ser tridimensional e o material obturador deve estar em íntimo contato com a parede dentinária para se obter um selamento apical.

Segundo Nguyen (1997), o sucesso da obturação do canal depende da excelência da configuração da cavidade endodôntica e da limpeza e modelagem do mesmo. Ainda, um canal bem obturado deve impedir a percolação e microinfiltração de exsudato periapical para o interior do espaço do canal, impedir a reinfecçaõ e criar um ambiente biológico favorável para que se processe a cicatrização dos tecidos.

As técnicas de obturação mais largamente utilizadas incluem técnicas de condensação lateral e condensação vertical de cone de guta percha. O uso de guta percha termoplastificada também tem sido recomendada. O preparo do canal com forma cônica progressiva e com menor diâmetro apical, que por sua vez deve ser mantido tão pequeno quanto prático, facilita a obturação hermética (Schilder, 197; West, Roane & Goerig, 1997).

A técnica de obturação à vácuo não depende de uma modelagem prévia do canal. O canal deve ser limpo, isto é, esvaziado de seu conteúdo, e em seguida ser preenchido com um material que apresente fluidez suficiente para alcançar este objetivo.

Os materiais para obturação dos canais radiculares podem ser divididos em pastas e semi-sólidos, geralmente utilizados em conjunto com cimentos endodônticos. A guta percha em forma de cone é o material mais amplamente utilizado. O material obturador, segundo Grossman, deveria (1) ser capaz de selar o canal, (2) ter estabilidade dimensional, (3) ser capaz de selar o canal, (4) não irritar os tecidos periapicais, (5) ser impermeável à umidade e não-poroso, (6) insolúvel aos líquidos teciduais, (7) ser bacteriostático, (8) ser radiopaco, (9) não alterar a cor do dente, (10) ser esterilizado, e (11) ser facilmente removido do canal, se for necessário (Grossman, 1954; Nguyen, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário