domingo, 14 de junho de 2009

discussão...

Baseado nos princípios e modelos supracitados, foi desenvolvido o aparelho utilizado neste estudo.

O sistema de irrigação utilizado no aparelho deste estudo é aberto, não permitindo que a pressão ultrapasse a pressão atmosférica. Se isso ocorresse, um acidente bem conhecido pela endodontia, a extrusão apical de NaOCl poderia ocorrer. Contudo, devido às características do aparelho desenvolvido neste estudo, esta situação é impossível de ocorrer. Diferentemente do sistema apresentado por Lussi, que funciona por pistonamento da solução irrigante, o sistema desenvolvido em nosso estudo funciona em todos os momentos por meio da geração de vácuo. dito de outra forma, o líquido nunca é empurrado, mas sempre puxado.

A solução irrigadora passa de um lado ao outro, e durante o deslocamento age no interior do espaço pulpar. À medida que entra em contato com o contéudo pulpar, o NaOCl, age quimicamente dissolvendo-o. Concomitantemente, devido às mudanças de pressão, ocorre o fenômeno de formação de bolhas e implosão das mesma gerando força mecânica dentro do líquido irrigante. E, devido, ainda, ao deslocamento do líquido, uma limpeza mecânica pelo fluxo da solução pode ocorrer.

A limpeza do canal radicular foi alcançada pelo sistema desenvolvido, sem a necessidade de modelação do mesmo nem utilização de instrumentação intracanal. A diafanização de dentes multirradiculados permitiu verificar que o sistema de obturação foi capaz de preencher o SCR completamente. Mais pesquisas devem contudo serem realizadas para se aprimorar o sistema de obturação, especialmente no que se refere ao tipo de material obturador.

Estas perspectivas tornam promissor o futuro da técnica hidrodinâmica e da técnica de obturação à vácuo dos sistemas de canais radiculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário