domingo, 14 de junho de 2009

discussão... pag. 83-84

O nível de descontaminação alcançado na porção apical ter sido maior que na porção média é mais difícil de se explicar. Pode se sugerir que a superfície dentinária desta porção seja mais facilmente descontaminada, uma vez que a dentina nesta porção apresenta-se normalmente mais esclerótica e com uma topografia menos acentuada que a da porção média.

Dalton e colaboradores (1998), Siqueira Jr e colaboradores (1999) e Shuping e colaboradores (2000), em estudos comparativos entre técnicas rotatórias e manuais, sob irrigação de solução salina, relataram redução da contaminação da infecção dos canais radiculares na ordem de 98% a 99%. Os nossos resultados não podem ser diretamente comparados devido às diferenças metodológicas. Enquanto, aqueles autores avaliaram a descontaminação por meio de cultivo de microrganismos, nós avaliamos por meio de exame imunoistoquímico.

A nossa abordagem imunoistoquímica apresentou a vantagem de se poder determinar o nível de descontaminação de cada porção individual do canal radicular. Acreditamos também que esta técnica seja mais sensível que as técnicas de cultivo, porém estudos comparativos precisam ser ainda realizados para confirmar esta hipótese.

Os dentes neste estudo não foram fixados em formalina antes dos experimentos, para não afetar os resultados. Segundo Meltzer & Montgomery (1989), estudos ainda precisam ser realizados para determinar se polpas fixadas são dissolvidas por NaOCl, mais ou menos rapidamente, que tecidos que não tenham sido fixados.

Em nosso estudo, isso poderia ser mais relevante, uma vez que a técnica hidrodinâmica não utiliza instrumentação intracanal, e portanto, depende muito da capacidade solvente das soluções irrigantes.

A técnica hidrodinâmica permite a limpeza simultânea de todos os canais radiculares. Assim, o tempo dispensado para sua realização não é aumentado pelo aumento de número de canais radiculares do dente tratado.

A técnica desenvolvida oferece uma perspectiva para uma futura nova abordagem para o tratamento endodôntico. Mais estudos devem ser realizados no intuito de se avaliar outros aspectos envolvidos no tratamento endodôntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário